sexta-feira, março 03, 2006

País das fantasias

Amigos, perdoem-me a falta de inspiração nos últimos dias, mas acho que tive alguma coisa parecida com a síndrome de Capote, que escreveu "A Sangue Frio" e nunca mais conseguiu terminar um livro com medo de não repetir o sucesso do anterior. ;-))

Como acabamos de passar pelo Carnaval, resolvi fazer um plágio de mim mesma e refazer um texto meu, do Carnaval de 1999 (quando eu ainda estava no segundo ano de jornalismo), publicado no saudoso caderno Tribu, do jornal "A Tribuna".

O texto, intitulado País das Fantasias, é uma mistura de ingenuidade e consciência, próprias dos nossos 19 anos. Aqui, meu muito obrigada a Fernanda Trigueiros, que acreditava em mim já naquela época... Obrigada também aos amigos que me incentivaram deixando mensagens no blog... Beijos a todos!

*****************

Hoje é Carnaval! Muitos acordarão tarde em razão da folia de ontem. Outros, mesmo acordando cedo, sem terem ido ao baile, sentem-se mais alegres vendo as vinhetas da TV repletas de samba.

Nosso país é o país das fantasias. E isso acontece porque o povo brasileiro sente necessidade de ser iludido. Notamos isso olhando para a realidade. Estamos em meio a uma grave crise financeira, mas mesmo assim, o Carnaval continua sendo Carnaval. Com toda sua magia e ilusão...

Fantasiado, o povo usa-o como escudo, precisando dele para se esconder das dificuldades da vida lá fora. Com a festa, esquecemos que nossa situação ainda pode se agravar, esquecemos de tudo! Nesses cinco dias, o Brasil mascarado se deixa levar pela música...

O mesmo acontece com a Copa do Mundo, em que deixamos um único sonho tomar conta de todos os brasileiros. O sonho da vitória. A certeza de sermos, ao menos em algo, melhores que os outros! E há coisa melhor? Há sentimento mais gostoso? Então, vamos nos vestir, nos preparar e ver a banda passar...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu gostaria de saber escrever, mas sei que sou um homem visual e quando leio Clovis Rossi ou Mariana Campos penso que estou muito distante de saber.
Por isso fotografo a ilusão, os prazeres, os detalhes da vida, os dias ensolarados, cinzentos, o dia, a noite e tudo o que me remete ao silêncio das palavras.

16/3/06 14:55

 
Anonymous Anônimo said...

Ainda bem que ele diz não saber escrever. Se soubesse realmente, meu emprego estaria em risco...rs...Vocês combinam. Um escreve e o outro registra a imagem. O par perfeito. Aliás, a Mariana aprendeu a escrever assim comigo...(gargalhadas) Uma excelente aluna!

24/3/06 09:51

 

Postar um comentário

<< Home