quinta-feira, março 23, 2006

A cada escolha, uma renúncia...

Casar, estudar, ter filhos, prestar vestibular, mudar de cidade, viajar: a cada escolha que fazemos, carregamos, ao menos, uma renúncia. Nas últimas semanas tenho andado em dúvida sobre qual caminho seguir. Tenho vontade de fazer outra faculdade, mas sei que terei de abrir mão de algumas coisas durante esse período.

Às vezes, é difícil tomar decisões. Na vida profissional, fiquei alguns momentos dividida sobre o que fazer. Continuar em um emprego que eu adorava, com uma chefe inteligente e amiga, ou me aventurar em uma empresa maior, que me desse mais visibilidade no início de carreira? Voltar para Santos ou permanecer em São Paulo?

A vida profissional foi apenas pinçada entre os tantos exemplos que temos de escolhas e renúncias. Ao decidirmos, por exemplo, questionar alguém sobre uma atitude, corremos o risco de ofender, magoar, machucar. Ao decidirmos não falar mais com um amigo, aceitamos o risco de tirá-lo da nossa vida.

A pergunta de sempre é: e se der errado? E se as coisas não saírem como pensamos? A escolha do que fazer a partir desse momento é fundamental. E continua sendo uma opção. Se der errado, temos obrigação de seguir em frente. Tentar de novo. Continuar querendo acertar.

O jogo da vida é esse: pesar, decidir, escolher. Mudar, acertar ou errar. Pensar em assumir o risco. E arriscar.

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

muito legal seu texto. o visu do site também tá maneiro.
bjs a vc e abraço pro Marcelo

24/3/06 12:40

 
Anonymous Anônimo said...

Oi Mari,

Tenho vivido estes momentos de dúvidas e escolhas constantemente. A conclusão que cheguei é que quanto maior a responsabilidade envolvida, mais difícil é dar "o passo". Só não podemos parar de "andar"... quaisquer que sejam os caminhos.

Bjo,

Allisson

24/3/06 13:01

 
Anonymous Anônimo said...

Sou meio suspeito quanto aos coments, mas quero que se dane....rs

TÁ LINDOOOOO!!!!!!

Beijão!!!

24/3/06 22:06

 
Anonymous Anônimo said...

Oi! Vim conhecer o seu blog.
Eu não tenho o que me queixar da vida amorosa...mas...pqrofissionalmente,estou desapontada. Fiz Jornalismo e até agora nada. :/

28/3/06 21:01

 
Anonymous Anônimo said...

De escolhas e renúnicas vive-se todo o instante. O queprocuramso é acertar nas escolhas. E mesmo as erradas, aprender com elas..
Bjo, Mari..e parabéns pelo Blog

29/3/06 12:39

 
Anonymous Anônimo said...

Maricota. Que legal você escrever assim. Não conseigo deixar de lembrar dos seus tempos de estagiária e, talvez por isso, me orgulhar de vc! Coisa de mais velha...
A gente escreve melhor quando se emociona, quando conseguimos digitar nossos sentimentos. Quando é assim todo mundo entende, todo mundo sente.
Fiquei emocionada com o que o ´antonio carlos´ te escreveu. Deve ser o pai coruja. Mas é bom demais corujar...e com motivo então, é facinho.
Beijo amore

18/4/06 12:01

 
Anonymous Anônimo said...

Posso completar uma frase sua, Gaia? Você disse que a gente escreve melhor quando se emociona. Concordo, mas com vinho fica melhor ainda...

10/7/06 18:50

 
Anonymous Anônimo said...

Oi Mariana, Oi Gaia. Anônimo uma ova. Eu, Zé Rodrigues, escrevi.

10/7/06 18:51

 
Anonymous Anônimo said...

Oi Mari, tudo bem?

Legal teu blogue. Mas, sabe? No fundo, no fundo, você precisa frequentar um pé sujo...rsss

http://botequim.org/pesujo

bjo,
Diogo

18/7/06 18:33

 
Anonymous Anônimo said...

Well.... pode crer.... eu que o diga "escolhas e renúncias".... e arrependimentos!

Mas posso falar uma coisa? Ficar em São Paulo realmente sucks! Não é mais cool morar lá. A não ser que vc tope sustentar baladinhas com seu salário, dormir o sábado inteiro, respirar fumaça e perder 30% da sua vida no trânsito. Ah, e sem contar em ter que acordar com uma planilha com suas atividades diárias pré-estipuladas... É como ouvimos em SUNSCREEN : "... More uma vez em São Paulo, mas mude-se de lá antes que a cidade te endureça."

2/12/06 23:17

 
Blogger Alexsandro Lima said...

Olá, achei muito legal você atrelar a questão de escolhas a renúncias... poucos de nós se dão conta disso. Aliás, poucos de nós sabem conduzir uma escolha, na verdade. Queria aproveitar pra te dizer que existem maneiras de se conduzir um bom processo de decisão. Claro que não garante um bom resultado, mas pelo menos traz a paz de espírito de ter tentado de uma maneira mais adequada. Procure conhecer algo sobre metodologia multicritério de apoio à decisão. Um grande abraço.

10/10/07 18:46

 

Postar um comentário

<< Home