domingo, janeiro 14, 2007

As proxenetas



Você sabe o que é uma proxeneta? Se não é telespectador assíduo da MTV ou não frequenta cabarés, há uma grande possibilidade de não saber o real significado de tal palavra. Eu também não sabia, até o último plantão que fiz, o das férias do Lula no Guarujá.

Como todo jornalista sabe, em plantão acontece de tudo. A palavra "proxeneta" surgiu naquele determinado momento em que o assunto se esgotou, todo mundo estava exausto, com calor e vontade de ir ao banheiro. A coleguinha Valéria Malzone usou "proxeneta" como uma palavra habitual, dentro de um diálogo sério, e passaria batida no meio da frase se não fosse minha curiosidade pelo esdrúxulo naquela altura do campeonato.

Além de ser uma novela trash da MTV ("O Proxeneta", de Hermes e Renato), proxeneta significa alguém que se beneficia de exercícios sexuais de terceiros, ou seja, cafetão, cafetina. Na realidade, o significado de proxeneta, naquele momento (jornalistas sem almoço, debaixo de um sol de rachar e pedindo a gentis vizinhos do forte onde o presidente estava hospedado para utilizar o banheiro), nem significava muito, mas a palavra foi adotada para todo e qualquer diálogo existente até o fim do dia.

Os plantões servem para isso: além de obtermos novos conhecimentos com os coleguinhas mais antenados no mundo "proxeneta", falamos merda, rimos e depois lembramos de bobagens como: - Você é uma proxeneta! - Isso é uma proxeneta... - Mas que proxeneta! Ou simplesmente trava-línguas como: "Xuxa, a Sacha fez xixi no chão com a sua proxeneta", que servem para alegrar o dia e fazê-lo passar um pouquinho mais rápido.

PS: Na foto, a ausência da Valéria Malzone. Eu, Nelson (Radiobras), Fabiana (TV Tribuna), Fábio (TV Tribuna), Nirley (A Tribuna), Luigi (A Tribuna), Tatiana (O Globo) e Rodrigo (Estadão). Crédito: Flávio Freire.

5 Comments:

Blogger Henrique (in)Sana said...

HAUahaha!

Achava que proxeneta era sinônimo de privada! Esse mundo jornalístico nos mostra que somos muito antas mesmo....

Abs pró-xeretísticos!

15/1/07 00:09

 
Anonymous Anônimo said...

Hmmmm Proxenetas.... é possível virar jornalista mas não ter que fazer plantão? Porque eu quero ser jornalista, mas to sussa de plantão... ainda mais pra ver as férias do lula... argh!

23/1/07 13:13

 
Anonymous Anônimo said...

Mari, tem coisa melhor que um plantão-proxeneta? um beijo, adorei o blog. Flavinho Freire

28/1/07 18:07

 
Anonymous Anônimo said...

Ma, se não fosse a proxeneta, nosso plantão teria sido um saco. Fala sério! Viva a proxeneta do Lula! Beijo. Ni

29/1/07 15:22

 
Anonymous Anônimo said...

atualiza esse blog... Faz um post em homenagem a sua amiga-concorrente!! hahaha

28/2/07 10:28

 

Postar um comentário

<< Home