quarta-feira, julho 18, 2007

Lágrimas de quê?

Como pode, em um mesmo coração, coexistir sentimentos tão antagônicos como alegria e tristeza? A última terça-feira havia começado com as lágrimas da mãe de Thiago Pereira, que conquistou dois ouros para o Brasil na natação. Lágrimas de alegria. O dia passava e mais atletas emocionavam o país com a conquista de vitórias nos Jogos Panamericanos, com a redenção de Jade Barbosa no salto e a ovação ao ginasta Diego Hipólito após a conquista de outros dois ouros.

No fim da tarde, a trilha sonora do plantão da TV Globo anunciava que algo inesperado acabara de acontecer, mas ninguém esperava o que ainda estava por vir: o maior acidente da história da aviação brasileira. A princípio, não se tinha a dimensão da gravidade da situação. Sabia-se que um avião, com passageiros, batera em um prédio com funcionários. A medida em que o tempo passava, os telespectadores viam, chocados, o caos ser ainda maior. E em menos tempo, outras lágrimas começaram a brotar.

Menos de dez meses depois do acidente envolvendo um avião da GOL e um jato Legacy _que inacreditavelmente e ainda inexplicavelmente se chocaram no ar_ uma nova tragédia invade a casa dos milhões de brasileiros. Os números aumentam: se, no primeiro, morreram 154, na última terça-feira, foram, no mínimo, 186. Corre-corre, discursos, comitê de crise. Pra quê? O Brasil espera mais. Espera, além da lamentação, atitude. Além do luto, presteza.

Quem não chorou ao ver os gritos de dor das famílias das vítimas? Não podemos mensurar o que sente alguém que perde um filho, marido, pai ou mãe em uma tragédia dessas proporções, mas devemos nos indignar ante à inércia do governo brasileiro até aqui. O que todos esperamos é que este acidente sirva como marco para solução de problemas. O que esperamos é que a morte dessas pessoas, ao menos, não tenha sido novamente em vão. As lágrimas precisam voltar. De alegria!

10 Comments:

Blogger Milton Miszputen said...

É isso mesmo Mariana!

18/7/07 23:11

 
Blogger Unknown said...

Além da inércia de nossos governantes temos que combater nossa acomodação. Ficamos esperando que as coisas "um dia melhorem". Uma coisa é certa, do jeito que está não podemos mais suportar. Temos que reagir para evitar que mais vidas sejam desperdiçadas diante do descaso do governo brasileiro.

19/7/07 07:49

 
Anonymous Anônimo said...

well....

19/7/07 11:43

 
Blogger Kagê said...

O difícil também é perceber o quanto as autoridades do setor estão torcendo para que, das três causas mais prováveis para o acidente -condições da pista, defeito da aeronave e falha do piloto- chegue-se à conclusão de que foi falha humana. Como se essa conclusão das investigações possa vir a encobrir os problemas concretos que existem, a maioria provocados pelo domínio do interesse econômico sobre o do público (obras caras e mal feitas, overbooking, baixos salarios, equipamentos sem manutenção, falta de modernização etc etc etc

19/7/07 14:37

 
Anonymous Anônimo said...

Não voltarão.

20/7/07 08:25

 
Anonymous Anônimo said...

não se cale nunca.
bj

20/7/07 09:54

 
Blogger Kagê said...

A torcida das autoridades para a culpa recair sobre o piloto ou sobre as condições da aeronave - a que me referi no comentario anterior - foi confirmada pelos infelizes gestos obcenos flagrados noite passada pelo câmera da TV Globo...triste país este...

20/7/07 10:57

 
Blogger Kagê said...

correção: obscenos

20/7/07 12:36

 
Blogger Flit Paralisante said...

A violência é ouro; movimenta a economia. Os nossos governantes não estão inertes, praticam violências todos os dias. Este desastre foi mais um crime estatal.É assim que eles ganham mais dinheiro. E a vítima é sempre culpada...Dos gestos obscenos leio a sentença.

22/7/07 04:23

 
Blogger Alexandre Massi said...

mariana, vi seu blog e estava querendo divulgar o meu e queria que você me desse sugestões, comentasse, criticasse, enfim...o que quiser... bjos

www.blogdomassi.blogspot.com

Alexandre Massi

15/8/07 17:31

 

Postar um comentário

<< Home