sábado, março 19, 2011

A importância de insistir

Coloquei uma frase hoje no Face que gerou alguns comentários. "Amizade não se impõe, é uma relação de troca, que depende dos dois lados". Apesar de @Carina Boldi dizer que escrevi o livro "Filosofando com Mariana Campos" (rsrs), ainda não foi dessa vez. É que ela sabe que eu tenho material suficiente para isso! :p

Falando sério, acho que, hoje em dia, é tão difícil as pessoas pararem para pensar no outro que, quando isso acontece, vira motivo de desconfiança. Pessoalmente, uma das coisas que mais me dá alegria na vida é ajudar os outros e desejar o bem pras pesoas queridas. Muitos não entendem. E talvez a culpa seja minha, pois ainda não aprendi a dosar tudo isso, apesar de já ter evoluído bastante.

Na verdade, eu só faço para os outros o que gostaria que fizessem para mim. Amizade é isso, é querer muito bem, é se preocupar com o que acontece, pensar nas consequências, pensar além. Constantemente. Só que nem sempre - na verdade, na maioria das vezes - as pessoas reconhecem. As pessoas não estão nem aí. Hoje em dia, o que vale é o momento, é o que está acontecendo agora. E ponto. Se eu estou precisando daquela pessoa naquele momento, vou mantê-la ao meu lado. Se agora não preciso mais, deixo ela um pouquinho pra lá, que diferença faz?

Já quebrei a cara inúmeras vezes e todas as vezes isso me decepciona. Talvez eu seja sensível demais. Talvez eu espere dos outros o que eu faria e nem todo mundo pensa como eu. Entendo. O que não entendo é como princípios básicos se tornaram fugazes no mundo de hoje. Apesar das "quebradas de cara" que levei, tive boas surpresas também. Algumas amigas já deixaram de falar comigo, por bobeira, e depois de um tempão elas me procuraram de novo, deixando claro que entendem tudo o que aconteceu. A vida é assim. Dá voltas.

E é isso que vale a pena. Sentir-se querida é muito bom. Sentir-se descartada, nem um pouco. Mas é a vida. Volto a afirmar que devemos dar mais valor pra quem se importa conosco. Justamente porque hoje em dia quase ninguém se preocupa com ninguém.

Li uma vez uma frase que ilustra direitinho o que penso: "Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhe diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo (Martha Medeiros)."

Aos meus amigos de verdade, obrigada por insistirem, por me olharem nos olhos, por se preocuparem quando estou sozinha, por se interessarem pelos meus projetos, minha vida, minha família e tudo o que me diz respeito. Hoje, em especial, agradeço a Boldi pelos ouvidos, pela paciência, por insistir e continuar insistindo (e até por me pentelhar de vez em quando! rsrs). Por mais "filosofia de botequim" que possa parecer, é isso que nos faz viver! Insistam!